Tuesday, October 24, 2006


O que é o amor?!

Segundo os entendidos,a palavra amor (do latimamore), pode ser traduzido por "afeição", "compaixão", "misericórdia". Também pode ser interpretado como inclinação, atração, apetite, paixão, querer bem, satisfação, conquista, desejo, libido, etc. O conceito mais popular de amor envolve, de modo geral, a formação de um vínculo emocional com alguém, ou com algum objeto que seja capaz de receber este comportamento amoroso e alimentar as estimulações sensoriais e psicológicas necessárias para a sua manutenção e motivação.

Ainda assim, são muitas as tentativas de conceituar e classificar a palavra amor. Fala-se do amor das mais diversas formas: amor físico, amor platônico, amor materno, amor a Deus, amor à vida. É o tipo de amor que tem relação com o caráter da própria pessoa e a motiva a amar (no sentido de querer bem e agir em prol).

As muitas dificuldades que essa diversidade de termos oferece, em conjunto à suposta unidade de significado, ocorrem não só nos idiomas modernos, mas também no grego e no latim. O grego possui outras palavras para amor, cada qual denotando um sentido específico. No latim encontramos amor, dilectio, charitas, bem como Eros, quando se refere ao amor personificado numa deidade.

Amar também tem o sentido de gostar muito, sendo assim possível amar qualquer ser vivo ou objeto.

Amor Platónico

Amor platónico é uma expressão usada para designar um amor ideal, alheio a interesses ou gozos. Um sentido popular pode ser o de um amor impossível de se realizar, um amor perfeito, ideal, puro, casto.

Atracção físca,Paixao e amor

Para falar de amor entre duas pessoas preciso usar de um paradoxo, preciso ser frio e determinista compondo um conjunto de três sentimentos básicos e relacionados entre sí. Estes sentimentos eu chamo de Atração física, Paixão e Amor propriamente dito.


Atração física

Na atração física reside os nossos instintos atrelados ao nosso estado fisiológico, necessidades sexuais, prazer e perpetuidade da espécie. Com o passar do tempo, agregou-se o termo amar ou estou amando à este sentimento.


Paixão

Na paixão reside a ilusão de termos encontrado a nossa cara-metade reservada pelo destino. Muitos já sabem, por experiência, deste sentimento ser passageiro, mas ainda assim agregou-se o termo amar ou estou amando à este sentimento.


Amor

No amor reside o sentimento de gratidão, compaixão, doar-se sem a consciente intenção de esperar algum retorno. É o caso do amor instintivo da mãe ou do pai pelo filho, do filho pela mãe ou pelo pai. É o caso do amor oriundo da troca diária de afeto, tolerância, respeito e zêlo, pelo par.


Agora é que entra a questão determinista. Podemos possuir estes três sentimentos por uma mesma pessoa ou somente dois ou um. Por exemplo, podemos sentir atração física sem, propriamente, estarmos amando uma pessoa. Podemos estar apaixonados e amando sem, necessariamente, estarmos atraídos fisicamente por uma pessoa.




"in http://pt.wikipedia.org/wiki/Amor "


No comments: